segunda-feira, 18 de abril de 2016

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER ALONGAMENTOS?

Alongamento
Hoje a maioria das pessoas sabe da importância de fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios. São especialmente importantes no caso de pessoas que correm, andam de bicicleta, nadam, jogam tênis ou fazem outros exercícios desgastantes, pois atividades como estas promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões, inflamações etc.
No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis.

Efeitos do alongamento

  • Redução de tensões musculares;
  • Relaxamento;
  • Melhora da coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
  • Aumento da maleabilidade;
  • Prevenção de lesões;
  • Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
  • Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
  • Ativa a circulação;
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
  • Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Nada de prender a respiração, nem ficar tenso. Ao sentir o músculo alogar, deve-se manter a respiração controlada e procurar relaxar todos os músculos.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário