domingo, 25 de setembro de 2016

PILATES PARA PACIENTES COM BURSITE NO QUADRIL

Pilates na Reabilitação da Bursite
A Bursite Trocantérica ou Bursite de Quadril é uma patologia que atinge diversos públicos. De sedentários à atletas, de jovens à idosos.
Mas o que é Bursite? Ela pode interferir nas suas aulas de Pilates?

Bom, vamos falar sobre a Bursite e como não deixar que ela atrapalhe as suas aulas de Pilates.

E o que é Bursite?
A Bursite ocorre na Bursa, uma estrutura que tem no seu interior um líquido chamado líquido sinovial. Esse líquido tem a função de proteger a articulação e melhorar a biomecânica dos movimentos,
Quando ocorre um estresse nesta estrutura, que pode ser causado por esforços repetitivos, traumas, infecções, artrites, entre outras causas, desenvolve-se um processo inflamatório da Bursa e um aumento desse líquido que chamamos de Bursite. A bursite é diagnosticada pelo exame físico, clínico, testes ortopédicos e exames de imagem.

Os principais sintomas da bursite são:
  • Dor localizada
  • Rigidez nas articulações que causa dificuldades na mobilidade do quadril
  • Dificuldade de apoiar e/ou tocar a região.
  • Edema (inchaço causado pelo aumento dos líquidos na bursa e tecidos adjacentes).

Estou com uma Bursite Trocantérica, devo parar de fazer Pilates?
Essa é uma pegunta muito comum pois a maioria das pessoas acham que durante uma lesão não se deve mexer na articulação. Mas não é bem assim... Durante a fase aguda da lesão é sim importante seguir o tratamento médico, medicamentoso e em casos de dor aguda, respeitar o repouso necessário para que essa articulação se recupere e após o período de repouso, os exercícios são muito importantes para evitar que esse processo inflamatório torne-se crônico e ainda mais difícil de tratar.
O Pilates é um método que alia alongamento e fortalecimento das estruturas, sendo assim, um grande aliado na reabilitação de patologias como a Bursite Trocantérica. Como pode ser adaptado a diversas condições físicas, o Pilates auxilia na mobilização e estabilização das articulações sem causar impactos e estresse articular.
A prática de Pilates é permitida e até mesmo incentivada por fisioterapeutas, médicos e outros profissionais da área da saúde durante os processos de reabilitação. O mais importante é que respeite os limites do seu corpo e procure profissionais habilitados para desenvolver um plano de aula adequado para a sua necessidade.
Para quem já pratica o Método Pilates a dica é cuidar da postura e da concentração durante os exercícios. A percepção correta do corpo é muito importante para que você possa fazer os movimentos de forma correta, sem compensações e aproveitar ao máximo os benefícios. Durante as aulas concentre-se e procure sentir seu corpo durante todos os movimentos.

Evite a imobilidade
Uma lesão não significa que você não pode mais fazer exercícios. Significa apenas que eles terão que ser adaptado para a condição atual do seu corpo. A falta de mobilidade dificulta ainda mais o processo de reabilitação e pode causar ainda mais problemas musculoesqueléticos decorrentes da falta de movimento.
Os exercícios ajudam a manter a articulação saudável, estabilizando as estruturas, corrigindo a postura, evitando compensações e permitindo a boa biomecânica do corpo, que é a melhor maneira de evitar lesões.

E não esqueça: É muito importante não realizar exercícios sem acompanhamento de um profissional habilitado. Procure seu fisioterapeuta.

Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário