domingo, 8 de janeiro de 2017

PILATES PARA ESCOLIOSE VERTEBRAL

O que é escoliose?

Tratamento da coluna vertebralA coluna vertebral exibe curvas naturais lateralmente, sendo elas, a cifose e a lordose. Mas quando vista de frente (no plano frontal) essas curvas não devem ser observadas. A coluna no plano frontal deve ter um padrão linear e todas as vértebras devem estar alinhadas umas com as outras para que a coluna esteja saudável.
Quando acontecem desvios desse eixo com inclinação, rotação ou extensão das vértebras, apresenta-se a escoliose.
A origem da escoliose tem diversos aspectos, podendo ser idiopáticas ou posturais.
A escoliose idiopática é a mais habitual, cerca de 80% dos casos, onde não pode se identificar a causa do desenvolvimento da escoliose. Por ser o tipo mais frequente, a escoliose idiopática foi dividida em 4 grupos:
  • Infantil: Do Nascimento até os 3 anos de idade.
  • Juvenil: Dos 3 anos até os 9 anos de idade.
  • Adolescente: dos 11 anos até os 17 anos de idade.
  • Adulto: Após os 18 anos de idade.
Algumas populações estão mais sujeitas ao desenvolvimento da escoliose, como por exemplo durante a puberdade, onde a taxa de crescimento é mais rápida, aumentando o risco de progressão da curva e jovens e adultos que permanecem por longos períodos numa mesma posição.
Os sinais físicos que evidenciam a escoliose podem ser observados quando a cintura parece desigual, os ombros encontram-se assimétricos, uma perna parece ser menor que a outra ou o corpo se inclina para um lado.

Como Tratar?

O tamanho e a localização, idade do paciente e o grau de evolução são muito relevantes na hora de escolher o tratamento. Os tratamentos mais comuns são a fisioterapia, o RPG e, mais recentemente, o Método Pilates
O Pilates é um método que oferece diversos benefícios aos pacientes com escoliose, através de um programa de exercícios bem direcionados e tem sido de grande relevância no tratamento de  disfunções da coluna vertebral.
O Método Pilates oferece alongamento e fortalecimento muscular, equilíbrio e consciência corporal, o que auxilia no alinhamento do corpo, melhora a flexibilidade, reduz as tensões e compressões discais, melhorando o alinhamento da coluna e prevenindo o agravamento do problema.
É muito importante que a prática do Método Pilates seja acompanhado por um profissional para que não haja sobrecarga de estruturas e a execução dos exercícios seja correta e eficaz.

Procure um profissional para fazer sua avaliação antes de iniciar seu tratamento.



Dra. Luciana Passos
Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário